SAAE denuncia despejo ilegal de óleo no esgoto à Polícia Ambiental e IAT

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ribeirão Claro denunciou na sexta-feira, 10, ao Instituto Água e Terra e Polícia Ambiental de Jacarezinho o despejo ilegal de aproximadamente 20 litros de óleo (com cheiro característico de lubrificante) e na rede de esgoto do Município. Os órgãos foram acionados a fim de evitar multas à autarquia e investigar os responsáveis pela ação.

O SAAE informa que a rapidez dos funcionários ao perceberem a irregularidade na Estação Elevatória de Esgoto, impediu que o óleo atingisse as lagoas de tratamento de esgoto sanitário e o Rio Ribeirão Claro.

“Recebemos a visita dos órgãos para vistoria e análise do material. O bombeamento na estação foi fechado e óleo precisou ser retirado manualmente. Agora vamos contratar uma empresa especializada para o descarte correto desse óleo”, detalhou a equipe SAAE.

A autarquia pede a conscientização da população para que não despejem nenhum tipo de óleo na rede de esgoto. “Há um depósito muito prejudicial desta gordura nas nossas redes e isso acaba deteriorando as tubulações, gerando transtornos e prejuízos, inclusive financeiros, para a população e para o SAAE”, orienta a equipe.

O prefeito, João Carlos Bonato e a vice-prefeita, Ana Maria Baggio Molini orientam que o funcionamento adequado da rede de esgoto está diretamente relacionado à conscientização da população quanto ao seu uso. “O descarte incorreto de óleos e lixos além de causar grandes impactos ao meio ambiente afetam diretamente os moradores, aumentando os custos das manutenções e prejudicando o funcionamento da Estação de Tratamento”, destaca Bonato.