Rede Municipal inicia aulas em 07 de fevereiro

Assim como nas escolas estaduais do Paraná, o ano letivo de 2022 da rede municipal de ensino em Ribeirão Claro terá início na segunda-feira (07) de fevereiro de forma presencial, para Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até 5º ano do ensino fundamental – áreas urbana e rural.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as aulas começam com rígidos protocolos de biossegurança nos estabelecimentos de ensino e com planejamento pedagógico elaborado para recuperar o aprendizado dos estudantes após mais de um ano de ensino remoto.

As aulas retornarão no formato 100% presencial e levarão em conta os protocolos de biossegurança da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e orientações do Núcleo Regional de Educação que autorizam o funcionamento das instituições desde que sejam cumpridas as medidas recomendadas.

Toda a comunidade escolar será obrigada a cumprir adequações sanitárias de combate à disseminação de Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscaras, higienização frequente com álcool em gel, água e sabão e limpeza recorrente dos ambientes educacionais.

A secretária da pasta, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam espera uma relação de proximidade com as famílias, além da comunicação ativa sobre a saúde dos alunos e afirma que este ano será de muito trabalho, acolhimento e com os devidos cuidados, todos estarão juntos por mais um ano letivo.

As refeições serão feitas em locais arejados e ao ar livre e os alunos não deverão compartilhar objetos. “Recomendamos também que, caso as famílias percebam sintomas gripais, não mandem seus filhos para a escola e comuniquem a direção. O retorno das aulas presenciais é obrigatório para as crianças a partir de 4 anos”, explica.

O transporte escolar funcionará normalmente, atendendo a comunidade rural e urbana e todos os protocolos de biossegurança serão respeitados.

“Avaliaremos junto a coordenadora da Saúde, Ana Maria Baggio Molini e a secretária de Saúde, Josiane Vilela, diariamente o cenário epidemiológico da Covid-19 no Município. O nosso objetivo é garantir a segurança das crianças, estudantes e servidores do município de Ribeirão Claro”, comentou o prefeito, João Carlos Bonato.