Rede de Proteção se reúne com CMDCA e Ministério Público para validação de fluxograma

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolecente se reuniu na manhã desta sexta-feira (25) com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com o promotor de Justiça, da Comarca de Ribeirão Claro, Eduardo Aprea Guedes Garcia, para organizar e validar o fluxograma da Rede de Proteção, que foi aprovado por unanimidade.

Encabeçada pela coordenadora da Rede, Narda Helena Jorosky, a reunião contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar, e Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Saúde e representante do Núcleo Regional de Educação (NRE).

Narda explicou aos participantes sobre a importância do tema para a Rede de Proteção, pois, com essa organização e validação de um fluxo de atuação, o tempo será otimizado e as ações poderão ser solucionadas com mais agilidade.

Conforme, Dr. Eduardo, a reunião foi um avanço, pois, há mais de dois anos ele vem trabalhando para a organização deste fluxo, e agora, será possível iniciar um trabalho mais eficiente e de efetiva proteção às crianças e aos adolescentes.

A partir desta organização também foram apresentadas duas propostas: um formulário de registro de informações e uma ficha de encaminhamento. Desta forma, todas as ações serão documentadas, promovendo mais organização dos atos – que também foi aprovado em decisão unânime.

“Este é um momento muito importante para a atuação da Rede de Proteção à criança e ao adolescente de Ribeirão Claro, que agora irá atuar de forma ainda mais ativa e ágil, diante de diferentes casos de violência. Estamos fazendo isso de forma conjunta, interdisciplinar e organizada e agora, poderemos atuar com profissionais que irão fazer a escuta especializada, quando esta for necessária, dando apoio aos procedimentos necessários e garantindo o atendimento em rede”, disse Narda.