Programa antitabagismo é retomado em Ribeirão Claro

Reuniões são realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rogéria Pereira dos Santos, em encontros semanais

Compartilhe:
Ribeirão Claro
A Prefeitura de Ribeirão Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, voltou a oferecer o “Programa Deixando de Fumar sem Mistério”, que havia parado em virtude da pandemia por coronavírus. As reuniões são realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rogéria Pereira dos Santos, em encontros semanais.
 
De acordo com a enfermeira, Heloísa Laura Lemgruber e o psicólogo, Duda Bianchi, há uma fila de espera para a próxima turma a ser realizada em 2022. O programa apresenta alto índice de sucesso e busca levar ex-fumantes para dar depoimentos sobre a mudança de vida.
 
Pessoas que já estavam inscritas no programa e mudaram de número, devem fazer atualização cadastral para que a equipe da UBS possa entrar em contato assim que abrir nova turma.
 
O tabagismo é considerado o principal causador do câncer de pulmão. Por isso, o programa oferece acompanhamento médico, pois além dos encontros motivacionais onde proporciona um intercâmbio de experiências, os participantes também fazem uso de medicações que colaboram no controle de ansiedade.
O programa é oferecido por meio do Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde. As turmas são formadas a cada quadrimestre, onde ocorrem quatro encontros iniciais para discutir sobre ações para otimizar a qualidade de vida, como hábitos alimentares, saúde emocional e comportamental. “O número de participante nos grupos é limitado porque dependemos de recebimento de medicação da Regional de Saúde”, justifica a enfermeira Laura.
 
O programa faz história e Antônio Mesquita Lemgruber Junior, deu um emocionante depoimento para os iniciantes, onde relatou que está há nove anos livre do cigarro. “Já estive do outro lado. Parar de fumar é ganhar vida, saúde, sono e sem cheiro. Saber o ganho que esse pessoal da saúde fez para mim, não tem o que pague. Transforme sua vida, faça uma limpeza em suas coisas, saia da rotina e dê um novo início”, disse Junior em depoimento.
 
A participante, Célia Maria Silvério, relatou que está simultaneamente fazendo tratamento com auriculoterapia uma vez na semana e relata a diferença que já tem percebido no seu tratamento. “Estou faz 14 dias que estou sem fumar. O projeto faz muito bem para nossa cabeça e estou me dando muito bem com auriculoterapia, me tirou muito a ansiedade”, disse Célia.
 
A secretária Municipal de Saúde, Josiane Vilella, destaca que o objetivo do programa é reduzir o número de fumantes no Município e também os danos consequentemente relacionados ao consumo de derivados do tabaco.

 

Veja também

AGRICULTURA

Prefeitura adquire nova grade niveladora para impulsionar o agronegócio local

A grade niveladora desempenhará um papel fundamental no preparo do solo para o plantio, garantindo sua uniformidade e adequação às necessidades das culturas agrícolas locais

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura de Ribeirão Claro promove passeio e leva idosos para lazer na praia

Para garantir a segurança de todos, o grupo foi acompanhado por uma ambulância e enfermeiras, demonstrando o cuidado e o comprometimento da Prefeitura com a melhor idade

INFRAESTRUTURA

Equipe da Cohapar realiza fiscalização em unidades habitacionais de Ribeirão Claro

Com essa visita técnica, a Cohapar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Município

EDUCAÇÃO

Qualificação profissional: iniciado curso gratuito de mecânica automotiva

As aulas teóricas e práticas são conduzidas em uma unidade móvel totalmente equipada com tecnologia de ponta, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e prática

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.     OK