DER abre licitação de recuperação da Ponte Pênsil de Ribeirão Claro

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), publicou recentemente o edital de abertura da licitação na modalidade Concorrência Pública para recuperação estrutural e manutenção da Ponte Pênsil Alves de Lima, localizada sobre o Rio Paranapanema, em Ribeirão Claro.

O patrimônio tombado (como bem cultural de interesse histórico-tecnológico em 2001) é um dos cartões postais utilizado principalmente para travessia de pedestres entre os estados do Paraná e São Paulo, e foi parcialmente destruído por um incêndio em novembro de 2020, estando atualmente interditada.

A ponte tem 152,15 metros de extensão (dos quais 38 metros foram incendiados), e largura de 5,4 metros, sendo 2,9 metros de pista. Conforme o edital, a obra prevê a recuperação da área atingida pelo incêndio, com remoção e substituição das peças destruídas, e manutenção do restante da ponte, com tratamento e impermeabilização da madeira, pintura das partes metálicas com material anticorrosivo, pintura das estruturas de concreto com nata de cimento, e substituição das peças de madeira fora de conformidade.

O valor estimado para realização dos serviços é de R$ 1.086.397,57, com prazo de execução de 90 dias após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço. A abertura dos envelopes com propostas de preços está marcada para as 14h do dia 09 de agosto, no auditório do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet.

Foto: DER-PARANÁ