Conselho aprova criação do Fundo Municipal de Turismo em Ribeirão Claro

O Conselho Municipal de Turismo visando a promoção do setor, o desenvolvimento social, econômico e ambiental de Ribeirão Claro, reuniu na semana passada empresários ligados ao turismo e lideranças do Município para discutir novas ações de planejamento.

Entre a programação pretendida para o exercício 2022, foram discutidos os temas: a criação de um Calendário Oficial de Eventos, planejamento estratégico de marketing do turismo, e a estruturação do Fundo Municipal de Turismo.

O Fundo, aprovado por unanimidade na reunião, tem como objetivo financiar as ações de atividades relacionadas ao desenvolvimento do setor em Ribeirão Claro e facilitar a captação, repasse e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações no turismo.

“Com a criação do Fundo Municipal de Turismo, será aberto um novo horizonte, existindo ainda mais pessoas competentes, colaborando com as ações de forma organizada e planejada, e o mais importante, por ordem de prioridades e relevância”, disse o secretário da pasta, Rômulo Ribeiro Santana.

Rômulo ainda detalha que sua Secretaria está com várias ações em andamento em prol do desenvoltimento. “Temos o programa de revitalização e paisagismo, estruturação de Jardim Gastronômico, Projeto de Mercadão Municipal, cursos profissionalizantes para o 2º grau, cursos preparatórios para o mercado de trabalho, um plano de publicidade para o posicionamento e crescimento da marca “Ribeirão Claro”, além de outras ações”, disse o secretário.

Conforme o secretário, o calendário anual de eventos também é de suma importância para fomentar as atividades, como: pesca, montan bike, voo livre, triatlo, motocross, entre outras.

Além disso, ressaltou-se a importância da Represa Xavantes para o desenvolvimento do turismo, tanto na preservação ambiental, quanto na exploração de empreendimentos às margens da represa.

A solenidade contou com a participação remota do prefeito João Carlos Bonato, que estava em isolamento social em decorrência da Covid-19. Participaram também empresários e representantes do Legislativo. “Eventos como esse são de suma importância para criar ações planejadas de forma organizada, principalmente da consolidação dessa junção, Iniciativa Privada, Executivo e Legislativo”, finalizou o presidente da Câmara dos Vereadores, Odair do Prado.

A vice-prefeita, Ana Maria Baggio Molini, agradeceu pela presença de todos, e frisou que o comprometimento com o avanço no turismo é uma bandeira que foi pregado durante o pleito eleitoral.

“Em conversa com o nosso chefe do executivo, a ideia é trabalhar em políticas públicas buscando ações que resultem no desenvolvimento do Turismo. Eu e Bonato estamos à disposição para apoio no que for decidido de forma coletiva”, finalizou Ana.