SAAE de Ribeirão Claro esclarece que não há excesso de cloro na água

Água “branca”, que está saindo da tubulação em alguns pontos da cidade, não está relacionada ao excesso de cloro, mas sim ao excesso de microbolhas de oxigênio

Compartilhe:
Ribeirão Claro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Ribeirão Claro, esclarece à população que a coloração da água “branca”, que está saindo da tubulação em alguns pontos da cidade, não está relacionada ao excesso de cloro, mas sim ao excesso de microbolhas de oxigênio.

A autarquia explica que o mesmo processo acontece se água for colocada no liquidificador e acioná-lo. O fato se deve à pressão da água dentro das tubulações da companhia abastecedora. Ou seja, quando água é submetida à alta pressão, o ar atmosférico permanece aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, e são essas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.

Um dos motivos desse processo, pode estar relacionado a interrupção de água, por exemplo, numa manutenção preventiva. As tubulações podem se encher de ar, e quando o serviço é restabelecido, o ar presente nos canos é dissolvido na água, fazendo com que ela atinja uma coloração mais esbranquiçada.

O SAAE ressalta que a água “branca” pode ser consumida sem nenhum problema. Afinal, trata-se apenas de microbolhas de ar, e não de cloro ou qualquer outra substância que seja prejudicial à saúde.

Para fazer o teste, basta encher um copo com a água e deixar descansar. Em poucos minutos ela voltará a coloração normal de transparência. Isso acontece porque o ar será liberado no ambiente, de modo que o líquido voltará a ser incolor.

A autarquia destaca que a cada duas horas são feitas análises no laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto de: cloro residual, flúor, turbidez, cor e PH. Todas as análises de água estão dentro dos padrões e em acordo com as exigências de qualidade estabelecidas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, e as análises microbiológicas são feitas semanalmente no laboratório do CISPAR – Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná.

Veja também

INFRAESTRUTURA

Bonato e Ana firmam convênio de R$ 10,4 milhões para pavimentação da estrada de acesso à Pedra do Índio

A visa impulsionar o desenvolvimento econômico da região, beneficiando empreendimentos turísticos como o Morro do Gavião e Pedra do Índio, além de fortalecer o agronegócio e facilitar o deslocamento dos moradores locais

AGRICULTURA

Prefeitura adquire nova grade niveladora para impulsionar o agronegócio local

A grade niveladora desempenhará um papel fundamental no preparo do solo para o plantio, garantindo sua uniformidade e adequação às necessidades das culturas agrícolas locais

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura de Ribeirão Claro promove passeio e leva idosos para lazer na praia

Para garantir a segurança de todos, o grupo foi acompanhado por uma ambulância e enfermeiras, demonstrando o cuidado e o comprometimento da Prefeitura com a melhor idade

INFRAESTRUTURA

Equipe da Cohapar realiza fiscalização em unidades habitacionais de Ribeirão Claro

Com essa visita técnica, a Cohapar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Município

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.     OK