Ribeirão Claro forma 36 novos profissionais e número de MEIs cresce 37% em três anos

A Prefeitura de Ribeirão Claro comemora avanços no setor de qualificação profissional, geração de empregos e incentivo ao empreendedorismo. Na noite desta quarta-feira (13) trinta e seis novos profissionais já estão ingressando no mercado de trabalho na área de sistema de refrigeração comercial, instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado.

O curso de qualificação foi ministrado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), por meio do Programa Carreta do Conhecimento, em parceria com a Prefeitura Municipal e teve duração de 30 dias.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença do prefeito João Carlos Bonato, da vice-prefeita Ana Maria Baggio Molini, do diretor político Juliano Barbosa, representando o secretário do Trabalho Qualificação e Renda, Mauro Moraes, do presidente da Câmara Odair do Prado, dos vereadores Cíntia Nardo, Jessé Dias e Vanderlei Luiz de Carvalho, do secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Baggio Molini, do orientador pedagógico do Senai, Algacir Lemes, do chefe do escritório regional trabalho qualificação e renda Lisandro Néia, da assessora do deputado Pedro Paulo Bazana, Andréia, além de servidores e demais convidados.

“O curso veio para reforçar a demanda no Município por qualificação profissional e servir como uma oportunidade de exercer a função como autônomo. Em breve novos cursos em parceria com o Governo do Estado serão disponibilizados”, disse o prefeito.

MEIS – Conforme dados da Secretaria de Indústria e Comércio, o número de Micro Empreendedores Individuais (MEIs) cresceu cerca de 37% nos últimos três anos. Em 2020, a cidade passou de 1.492 MEIs ativos para 1.085 MEIS, sendo a maior parte, nas áreas de obras, serviço doméstico e prestação de serviço na área turística.

Para Bonato e Ana esse avanço no número de MEIs está interligado com os cursos oferecidos anualmente pela Prefeitura Municipal em parceria com o Programa Carreta do Conhecimento, que já qualificou profissionais de diversas áreas.

Para os interessados em ter orientações e suporte sobre a abertura de MEI, basta procurar pela Secretaria de Indústria e Comércio localizada na Rua Dr. Xavier da Silva, 908, Centro.