Rede de Proteção à Criança e Adolescente participa de curso sobre escuta especilizada

A formação foi necessária partir da Lei 13.431/2017, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)

Compartilhe:
Ribeirão Claro

A Prefeitura de Ribeirão Claro, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social, promoveu entre os dias 8 e 10 o curso de Escuta Especializada e Revelação Espontânea com a psicóloga judiciária, Daniela Zeponi.

A formação foi necessária partir da Lei 13.431/2017, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), e trouxe artigos que regulamentam a forma pela qual devem ser ouvidos quando submetidos a uma situação de violência: escuta especializada e depoimento especial.

O curso foi oferecido aos participantes da rede de proteção do Município, tais como, membros do Conselho Tutelar, representantes de instituições escolares, Apae, Lar da Criança,  assistentes sociais e equipe psicopedagógica. Os profissionais foram preparados para realizar a escuta e atuar efetivamente no combate à violência contra crianças e adolescentes em Ribeirão Claro.

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima. Pode ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros.

A coordenadora da rede de proteção, Narda Jorosky acredita que este seja o primeiro passo para ações que possam efetivamente proteger as crianças e adolescentes. “Após esta formação, outros passos serão dados para a organização do fluxo de trabalho, protegendo e respeitando as falas e depoimentos e garantindo os direitos das crianças e adolescentes”, disse Narda.

A secretária Municipal de Assistência Social, Elizangela Augusta Paschoal Bonato e a secretária Municipal de Educação, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam prestigiaram a formação e destacaram a importância do fortalecimento da rede de proteção. “Nossos gestores Bonato e Ana estão com olhar diferenciado para o fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil, formando esses profissionais para melhor atender as demandas, prezando por uma abordagem cuidadosa”, disse Daniela.

Veja também

INFRAESTRUTURA

Bonato e Ana firmam convênio de R$ 10,4 milhões para pavimentação da estrada de acesso à Pedra do Índio

A visa impulsionar o desenvolvimento econômico da região, beneficiando empreendimentos turísticos como o Morro do Gavião e Pedra do Índio, além de fortalecer o agronegócio e facilitar o deslocamento dos moradores locais

AGRICULTURA

Prefeitura adquire nova grade niveladora para impulsionar o agronegócio local

A grade niveladora desempenhará um papel fundamental no preparo do solo para o plantio, garantindo sua uniformidade e adequação às necessidades das culturas agrícolas locais

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura de Ribeirão Claro promove passeio e leva idosos para lazer na praia

Para garantir a segurança de todos, o grupo foi acompanhado por uma ambulância e enfermeiras, demonstrando o cuidado e o comprometimento da Prefeitura com a melhor idade

INFRAESTRUTURA

Equipe da Cohapar realiza fiscalização em unidades habitacionais de Ribeirão Claro

Com essa visita técnica, a Cohapar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Município

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.     OK