Escola Correia Defreitas desenvolve projeto "Horta Sustentável - Plantando Solidariedade"

A Escola Municipal Correia Defreitas de Ribeirão Claro, por meio da professora regente do 3° ano A, Daniela Ramin Pelizares, está desenvolvendo o Projeto “Horta Sustentável – Plantando Solidariedade” com objetivo de conscientizar sobre a importância de uma boa alimentação para a saúde. A colheita da horta consiste em uma ação de solidária, onde será feita a doação de verduras e vegetais levando mais alegria às famílias em situação de vulnerabilidade.

Para a idealizadora do projeto, a horta reflete o resultado de um trabalho coletivo, construindo e levando conhecimento além da sala de aula, criando um intercâmbio direto nas famílias dos alunos envolvidos.

A direção avalia que o projeto já resulta em um aprendizado efetivo, sobre a saúde em primeiro lugar, e que alimentos saudáveis mantém a saúde do corpo e da mente.

A turma participante da construção da horta precisou de muita dedicação para controlar a invasão de formigas saúvas cortadeiras no local, que se tornaram tema de um estudo de caso sobre obstáculos.

Para não ocorrer aglomeração, o plantio foi realizado com a participação de alunos representando a turma, pais, diretoras, funcionários da escola, e da coordenadora, Nilza Fernandes Otávio.

Os alunos do 3º ano agradecem a diretora Maria Regina Chiaroti que não mediu esforços para colocar o projeto em prática “botando a mão na massa”, incentivando e acompanhando diariamente o desenvolvimento da horta.

Em nome da turma, as diretoras Maria Regina Chiaroti, Aniella Maria Paladino Lustre, a coordenadora Nilza Fernandes Otávio agradecem a todos os envolvidos na realização do projeto.

A força tarefa para realizar o projeto contou com a contribuição da limpeza e construção dos canteiros, doações de sementes e mudas, ajuda dos funcionários da escola, pais e alunos, dos colaboradores engenheira agrônoma Carolina Chiarotti e Rogério da Silva, do engenheiro agrônomo Adjair José da Silva, por meio do Instituto Melhores Dias, e aos pequenos agricultores do Município que colaboraram com adubo orgânico.