A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão Claro promoveu durante os dias 20 e 21 a Formação Continuada com os professores da Rede Municipal de Ensino em diversas unidades.
Neste ano, a Secretaria também ofereceu, uma palestra aos pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada pela psicóloga clínica Paula Delgado Tavela com o tema “Autismo – Treinamento para pais”.
Dentre os temas abordados aos professores, houve ênfase na apropriação de conhecimentos referentes ao TEA, sendo abordado em cada espaço de debate um tema distinto. A formação o abordou o tema “Adaptação curricular para crianças com TEA na escola”. E em uma ação do Programa União Faz a Vida, ministrada pela pedagoga Silvana Cruz foi discutido “Autismo nos primeiros anos de vida: entender e incluir”.
Para a Equipe Pedagógica da Educação, esse tema é importantíssimo para ter um olhar para as especificidades, afinal a inclusão passa por respeitar o tempo de cada um e é essencial trabalhar a adaptação e a flexibilização do conteúdo.
Ainda foram abordados os respectivos temas: “Estratégias para a sala de aula com o Material SIM e a Iônica”, aos professores de Ed. Infantil (4 e 5 anos), com a professora Regina Carboni; “A intencionalidade pedagógica no trabalho com bebês”, ministrada pela professora Giane Giraldes para a Educação Infantil (0 a 3 anos); “Estratégias para a sala de aula com o uso da literatura”, também ministra pela professora Giane Giraldes aos professores regentes do 1º ao 5º Ano, professores das Salas de Recurso e Apoio e professores específicos e “A relação entre os componentes curriculares no trabalho pedagógico”, ministrada pela professora Regina Carboni aos professores corregentes do 1º ao 5º Ano.
A secretária, Andreia Dias Barbosa, destaca que as formações fazem parte de um incentivo do prefeito João Carlos Bonato e da vice-prefeita Ana Maria Baggio Molini, pois possibilitam que os professores articulem no decorrer do ano letivo, a teoria a sua prática na rotina escolar, sendo capazes de auxiliar de forma qualitativa as ações, discussões, inclusão e rumos da educação nas escolas.