Crise hídrica força SAAE e Sanepar a adotarem sistemas de racionamento e rodízio

Assim como em Ribeirão Claro, outros municípios da região entram em estado de alerta em decorrência da crise hídrica. Em virtude da queda abrupta na vazão dos mananciais que abastecem várias cidades da região, as companhias de saneamento de água e esgoto, como SAAE de Ribeirão Claro e Sanepar foram obrigadas a adotar medidas emergenciais, como restrições, visando adequar o consumo à capacidade de abastecimentos na região do Norte Pioneiro.

Além da severa estiagem, os rodízios e racionamentos tem sido necessários associado ao alto consumo. As medidas emergenciais permitem fôlego para os reservatórios e garantem que a população não seja prejudicada com a escassez da água, evitando também riscos de queima de bombas e demais equipamentos.

As medidas de emergência já foram implantadas nos municípios de Carlópolis, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Ibaiti e outras cidades também seguem em alerta.

Em Ribeirão Claro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), já realizou diversos investimentos desde o início do ano na tentativa de proporcionar mais segurança para a população, porém o sistema da autarquia encontrava-se em colapso.

Com a baixa vazão do Ribeirão Antunes, o SAAE até tentou recuperar um poço artesiano desativado com capacidade de 1 milhão de litros, porém, após investir cerca de R$ 100 mil com empresa especializada, o longo período parado impossibilitou reativar o poço.

Além dessa tentativa, a autarquia vem se adequando ao longo deste ano com a compra de bombas reservas para suprir necessidades emergenciais e buscando minimizar os impactos para o consumidor final nas torneiras.

Em contrapartida, a Prefeitura Municipal já deu início aos trâmites para licitar a perfuração de um novo poço artesiano, no valor de aproximadamente R$ 700 mil, na tentativa de solucionar de maneira definitiva a demanda da população. Porém, conforme a Secretaria de Administração e Finanças, uma das maiores dificuldades é encontrar empresas interessadas em realizar os serviços.

O SAAE orienta que os moradores tenham caixa d’água de pelo menos 500 litros, o que garante o abastecimento de um imóvel por cerca de 24 horas ainda que haja desabastecimento da rede. E recomenda o uso consciente dos recursos hídricos a fim de evitar desperdícios.