Cartão Comida Boa começa a ser distribuído na terça (21)

Quase 70 famílias ribeirão-clarenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social começam a receber na terça-feira (21) os R$80 do Cartão Comida Boa para a compra de itens de necessidades básicas. Os cartões foram entregues ao município de Ribeirão Claro na tarde desta sexta-feira (17) pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. A entrega do benefício no Município será feita pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O programa prevê o repasse mensal para atender famílias em situação de pobreza e extrema pobreza (com renda familiar per capita de até R$ 200) e que não estejam beneficiadas com o Auxílio Brasil.

Conforme a assistente administrativa e responsável pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Município, Ediane da Cruz Vicente Camargo, a escolha das famílias é feita pelo Governo do Paraná, pois devem atender aos requisitos do programa para serem contempladas. “O repasse será mensal para os beneficiados, porém, a cada 90 dias será gerada uma nova lista de beneficiários, onde serão verificados se a família ainda se enquadra nos critérios de habilitação”, explicou.

O principal objetivo do Comida Boa é contribuir para a erradicação da pobreza, garantindo a segurança alimentar e a redução da desigualdade social no Estado. A utilização do cartão poderá ser feita em estabelecimentos credenciados. O uso é exclusivo para alimentos, sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas e fumígeros (cigarro).

O prefeito, João Carlos Bonato e a secretária Municipal de Assistência Social, Elizangela Augusta Paschoal Bonato, destacam que o Cartão Comida Boa chegou em boa hora para socorrer as famílias em extrema pobreza, neste momento de crise que o País vem enfrentando em decorrência da pandemia para garantir o alimento na mesa de casa. “Somos muito gratos ao Governo do Estado por fomentar essas famílias. Temos a certeza que isso fará a diferença em muitos lares”, disse a Elizangela.

Bonato ainda frisa que o benefício vai fomentar também o comércio local. “Como o cartão pode ser usado em estabelecimentos credenciados dentro da cidade, ajuda também a movimentar a economia local. Se for analisar, R$ 80 parece pouco, mas para quem não tem nada, qualquer ajuda vale muito”, finaliza o prefeito.