SAAE utiliza hidrojato para limpeza das redes coletoras de esgoto

A medida é um serviço preventivo e eficiente, pois, a rede coletora não foi projetada para receber materiais sólidos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ribeirão Claro está utilizando hidrojateamento para eliminar toda sujidade como objetos, roupas, sacolas, gorduras, terra e outros dejetos acumulados, no interior das tubulações das redes coletoras de esgoto sanitário. A autarquia contratou 16 horas de “caminhão sapo” para realizar dos serviços, pelo valor de R$ 420 a hora.

Segundo o SAAE, a medida é um serviço preventivo e eficiente, pois, a rede coletora não foi projetada para receber materiais sólidos. O simples ato de jogar papel higiênico no vaso é capaz de bloquear o fluxo de água, e ao se juntar com outros detritos, como fios de cabelo, roupas, gordura e sacos plásticos, pode ocasionar o entupimento da rede.

A limpeza por hidrojato contribui evitando o rompimento ou vazamento da rede. Por isso, o SAAE alerta a população para o uso correto do sistema de esgoto sanitário, que se inicia dentro das residências com os ramais prediais, posteriormente com as redes públicas coletoras, até finalmente chegar à estação de tratamento de esgotos – ETE.

O uso do hidrojato é uma forma de limpar ou desobstruir encanamentos, utilizando apenas a combinação de água com equipamentos de pressurização. Quando inserido na tubulação, lança um jato de água em todas as direções, que bate contra as paredes internas fazendo a limpeza e a retirada de objetos que estão aderidos à tubulação.