SAAE utiliza hidrojato para limpeza das redes coletoras de esgoto

A medida é um serviço preventivo e eficiente, pois, a rede coletora não foi projetada para receber materiais sólidos

Compartilhe:
Ribeirão Claro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ribeirão Claro está utilizando hidrojateamento para eliminar toda sujidade como objetos, roupas, sacolas, gorduras, terra e outros dejetos acumulados, no interior das tubulações das redes coletoras de esgoto sanitário. A autarquia contratou 16 horas de “caminhão sapo” para realizar dos serviços, pelo valor de R$ 420 a hora. 

Segundo o SAAE, a medida é um serviço preventivo e eficiente, pois, a rede coletora não foi projetada para receber materiais sólidos. O simples ato de jogar papel higiênico no vaso é capaz de bloquear o fluxo de água, e ao se juntar com outros detritos, como fios de cabelo, roupas, gordura e sacos plásticos, pode ocasionar o entupimento da rede.

A limpeza por hidrojato contribui evitando o rompimento ou vazamento da rede. Por isso, o SAAE alerta a população para o uso correto do sistema de esgoto sanitário, que se inicia dentro das residências com os ramais prediais, posteriormente com as redes públicas coletoras, até finalmente chegar à estação de tratamento de esgotos – ETE.

O uso do hidrojato é uma forma de limpar ou desobstruir encanamentos, utilizando apenas a combinação de água com equipamentos de pressurização. Quando inserido na tubulação, lança um jato de água em todas as direções, que bate contra as paredes internas fazendo a limpeza e a retirada de objetos que estão aderidos à tubulação.

 

 

Veja também

TURISMO E MEIO AMBIENTE

É hora de mudar o jeito de tratar o seu lixo

A partir de fevereiro, o recolhimento de lixo passará a ser feito por meio da Coleta Seletiva

TURISMO E MEIO AMBIENTE

Prefeitura promove eleição e posse do novo Conselho Municipal de Turismo

Os membros escolhidos são representantes da comunidade com vínculo e interesses no desenvolvimento turístico da cidade, sendo: dois representantes da área governamental, e 20 da área não governamental

INFRAESTRUTURA

Bonato e Ana recebem representante da Fomento Paraná

Objetivo foi discutir sobre recursos e investimentos na área pública e incentivo ao Município e setor privado através do Fomento Paraná do governo Ratinho Júnior

CULTURA

Projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo começam a ser executados

Ribeirão Claro recebeu um recurso de R$ 117.932,61 para investimento no setor

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.     OK