Ribeirão Claro passa de 1,4 mil Microempreendedores Individuais

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs), de Ribeirão Claro, teve um crescimento expressivo nos últimos 12 meses. Ao todo, 138 novas microempresas foram abertas neste período. Com isso, o Município saltou de 1.279 MEIs para 1.414, o que corresponde a 12% da população ribeirão-clarense.

Os dados foram levantados pelo secretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Marcelo Baggio Molini. Ele destaca que a principal razão desse crescimento se dá pela melhora no ambiente de negócios no município, aliado ao incentivo e fortalecimento dessas microempresas individuais pelo Governo Municipal.

Os setores de ocupação mais procurados para abertura de MEIs em Ribeirão Claro são: prestação de serviços, eletricista, pedreiro, doméstica, guia turístico, vendedor, entre outros.

Marcelo destaca que além de ser uma oportunidade de negócio, ser MEI também é uma forma de regularizar de forma simplificada a situação de muitos empreendedores que antes eram considerados trabalhadores informais.

“Diminui a burocracia, e facilita a formalização de quem trabalha como autônomo. Com isso, é possível garantir diversos benefícios, como auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, auxílio reclusão e outros”, explica Marcelo.

O prefeito João Carlos Bonato e a vice-prefeita Ana Maria Baggio Molini comemoram esse salto no empreendedorismo, ressaltando que uma das vantagens de ser MEI é poder exercer até 16 atividades diferentes num mesmo CNPJ, sendo uma atividade principal e as demais como atividades secundárias.

“Ribeirão Claro tem se tornado uma referência na abertura de MEIs. E como nossa cidade dispõe de diversos empreendimentos turísticos, por exemplo, que precisam de mão de obra terceirizada, ter a empresa aberta acaba se tornando uma oportunidade de negócio”, avaliaram os gestores.

Marcelo parabeniza os colaboradores Daniele Corrêa Blum, Eduardo Lemgruber Ferreira, Simone Aparecida Cruz Buzetti Luiz, Héllen Cristina de Oliveira Véras e Vera Lúcia dos Santos Lima que trabalham diariamente em prol dos avanços neste e outros setores que movimentam a economia de Ribeirão Claro.

QUEM PODE SER MEI?

Quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano pode ser um Microempreendedor Individual, podendo ter até 16 atividades diferentes cadastradas em seu CNPJ. Os interessados podem comparecer na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, munidos de RG, CPF e comprovante de residência ou acessar o Portal do Empreendedor.