Reunião estratégica potencializa medidas de combate a dengue e escorpiões

A coordenadora dos Serviços de Controle e Combate de Endemias, Luciana Tavares, promoveu nesta semana uma reunião estratégica que visa potencializar as medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue e escorpiões.

No encontro, estiveram presentes membros do Conselho Municipal de Saúde e os funcionários de serviços gerais responsáveis pela varrição das vias públicas.

O intuito é criar uma rede de monitoramento em conjunto com esses profissionais para intensificar as notificações. É um trabalho amplo que envolve ações nos setores da Saúde, mas também da Educação, Meio Ambiente, dos Serviços Públicos, Comunicação Social e outras áreas.

“O pessoal que varrem as vias públicas, está em vários setores simultaneamente, por isso, nós os convidamos para participar e nos ajudar a comunicar os principais pontos de focos com acúmulo de água e entulhos que favorecem a proliferação escorpiões e mosquitos. Ou seja, uma verdadeira força tarefa em prol da saúde da população, visto que com o período chuvoso, aumentou os pontos de acúmulo de água, favorecendo a proliferação do Aedes Aegypti”, disse Luciana.

A reunião mostrou a importância de comunicar a vigilância epidemiológica, que em caso de notificação da dengue, é mobilizada uma grande equipe grande de agentes da saúde e de endemias.

“Mostramos como funciona a aplicação de inseticida com bomba costal, e todo passo a passo realizado pela nossa equipe. Agradecemos desde já aos profissionais que já vem colaborando com nossos trabalhos e contamos com apoio dos demais. Hoje Ribeirão Claro tem 65 casos suspeitos, mas nenhum caso confirmado. Acreditamos que esse número está relacionado graças ao trabalho da disponibilização de caçambas, das denúncias, do trabalho dos agentes, varredores e outros profissionais, em especial nossos gestores Bonato e Ana que vem nos prestado todo apoio necessário”, finalizou Luciana.

APOIO DA POPULAÇÃO

A luta contra o escorpião, mosquito transmissor da dengue e outras pragas é feita com trabalho de limpeza.

A prevenção é o método mais eficaz. Portanto, a coordenadora reforça o pedido para manter quintais, terrenos e ruas sem o acúmulo de entulhos formados por lixo ou restos de materiais de construção.

“Cada morador precisa fazer a sua parte. Sujeira serve de moradia perfeita para o escorpião. Vale ressaltar que não existe veneno eficaz contra o escorpião”, frisou.