Prefeitura vai reconstruir ponte de acesso à cidade

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro vai precisar reconstruir a ponte de acesso ao Município em virtude dos estragos causados pela chuva em janeiro de 2022.

Conforme o Parecer Técnico elaborado em 15 de fevereiro pelo engenheiro civil, Eduardo Brambilla Baggio, da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, a ponte se encontra em situação crítica e sem condições de reparo, pois a sustentação da mesoestrutura recalcou e a longarina externa de sustentação da ponte também sofreu colapso total de sua estrutura.

Com isso, o secretário da pasta, Ricardo Chammas Cassar Filho, já fez a solicitação de informação orçamentária, financeira e parecer jurídico para contratação de empresa especializada para realizar serviço de elaboração de projeto de construção de ponte de concreto armado com vão livre na modalidade dispensa por emergência.

Dentre os serviços a serem executados pela empresa contratada estão: estudos topográficos, geotécnicos e hidrológicos/drenagem, projeto de pavimentação e projeto de sinalização viária.

Em resposta ao Ofício 045/2022, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que como a ponte está situada em uma travessia urbana, é de responsabilidade do Município a manutenção e correção da estrutura.

O prefeito, João Carlos Bonato destaca que há anos a ponte vem passando por problemas estruturais e recebendo apenas reparos provisórios, mas agora o Governo Municipal quer resolver de maneira definitiva.

“Precisamos garantir a segurança do tráfego de pedestres e veículos na entrada principal da cidade, pois nas atuais condições há risco de desabamento. Estamos providenciando a dispensa por emergência justamente para agilizar o projeto da nova ponte”, disse Bonato.