Formação continuada para professores da Rede Municipal de Ribeirão Claro

Para a Secretária de Educação, a formação é motivo de muito orgulho e demonstra a seriedade e a valorização com a qual a administração trata os profissionais da educação

Compartilhe:
Ribeirão Claro

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão Claro acredita na importância da formação continuada para os professores e professoras como forma de garantir o aprofundamento nos estudos, o aprimoramento da prática educativa e a valorização profissional. Dessa forma, nos meses de setembro e outubro a agenda dos profissionais da educação foi bastante intensa.

Nos dias 13 e 14 de setembro, professores e professoras que atuam em turmas do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de discutir os resultados dos Simulados – que são avaliações diagnósticas que têm por objetivo verificar a aprendizagem dos estudantes, aplicados no 1º Semestre – e planejar estratégias de ensino que possam sanar as dificuldades ainda apresentadas e aprofundar o conhecimento das crianças. A formação foi ministrada pelas formadoras Fabiana Afonso Sarlo e Daniella Pereira Robbi da FTD, editora que produz o material do Sistema de Ensino Apostilado – SIM, utilizado no município. 

Ainda no mês de setembro, a Rede Municipal participou de um evento promovido pela UENP, o “Projeto de Extensão Memórias da pandemia: ações e reflexões na escola básica do Norte Pioneiro do Paraná”, coordenado pelo professor do PPEd/Pedagogia/CCP Luiz Antonio de Oliveira em colaboração com o L@pis, coordenado pela professora do PPEd/Pedagogia/CJ Vanessa Campos Mariano Ruckstadter. 

 

Na noite de 30 de setembro, o evento culminou com o “Debate Educacional – práticas docentes no retorno ao ensino presencial: desafios e possibilidades” com três professores da Rede Municipal de Ribeirão Claro que tiveram seus vídeos – relatando os desafios e alegrias do retorno presencial às salas de aula pós-pandemia - com as maiores visualizações no canal L@pis do Youtube, a professora Daiana Bruna Zansavio Serafim, a professora Josie Luci Lopes Rojas e o professor Julio Augusto Marim Fernandes.

O Debate foi mediado pela Profª Drª Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, coordenadora do projeto e pela Profª Mª Tatiana Paschoal Chagas, Coordenadora do Ensino Fundamental de Ribeirão Claro. Para a professora Tatiana, o evento foi muito valioso, “Estabelecer esta relação entre Educação Básica e Universidade é muito importante para a nossa valorização enquanto professores e professoras, nossa voz precisa ser ouvida, precisamos estar juntos pela construção de uma educação de qualidade.”.

E finalizando as ações formativas, no mês de outubro, no dia 19, os professores e professoras que atuam nas turmas de 1º ao 3º Anos – turmas de alfabetização, e as professoras de Educação Especial participaram da formação “Educa Juntos: material de apoio pedagógico de Matemática”, ministrada pela Profª Mª Daniela Rodrigues Martelini Rahuam e Profª Mª Tatiana Paschoal Chagas.

A formação teve como objetivo apresentar aos e às docentes dessa etapa de ensino o material Educa Juntos Matemática – um material elaborado pela Profª Drª Ana Ruth Starepravo para o desenvolvimento do Programa Educa Juntos – uma parceria entre o Governo do Estado Paraná e as Prefeituras Municipais – que será distribuído às escolas no ano de 2023, mas que já se encontra disponível no site do programa para consulta e utilização docente. Outro objetivo da formação foi discutir diferentes estratégias e possibilidades do ensino da matemática.

Para as formadoras, os momentos de discussão, de práticas e de troca de experiências foi muito rico, “Toda formação planejada, com a participação de profissionais engajados e motivados como é o caso de nossos professores e professoras de Ribeirão Claro, produz muitos frutos! Ficamos muito felizes com os resultados e acreditamos que o ensino de Matemática terá muito a ganhar em nossas salas de aula”.

Para a Secretária Municipal de Educação, Andréia Dias Barbosa, garantir a formação continuada aos professores e professoras da Rede Municipal de Educação é motivo de muito orgulho e demonstra a seriedade e a valorização com a qual a administração trata os profissionais da educação.

Veja também

AGRICULTURA

Prefeitura adquire nova grade niveladora para impulsionar o agronegócio local

A grade niveladora desempenhará um papel fundamental no preparo do solo para o plantio, garantindo sua uniformidade e adequação às necessidades das culturas agrícolas locais

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura de Ribeirão Claro promove passeio e leva idosos para lazer na praia

Para garantir a segurança de todos, o grupo foi acompanhado por uma ambulância e enfermeiras, demonstrando o cuidado e o comprometimento da Prefeitura com a melhor idade

INFRAESTRUTURA

Equipe da Cohapar realiza fiscalização em unidades habitacionais de Ribeirão Claro

Com essa visita técnica, a Cohapar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Município

EDUCAÇÃO

Qualificação profissional: iniciado curso gratuito de mecânica automotiva

As aulas teóricas e práticas são conduzidas em uma unidade móvel totalmente equipada com tecnologia de ponta, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e prática

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.     OK