Educação promove palestra sobre transtorno do espectro autista para pais e professores

Na última terça-feira (14) a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão Claro promoveu a palestra “Estratégias comportamentais no manejo de comportamento-problema em sala de aula” ministrada pela psicóloga Paula Delgado Tavela, acompanhada pela fisioterapeuta Fernanda Fabris para pais de alunos da Rede Municipal de Ensino e professores das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Ribeirão Claro.

A iniciativa da palestra surgiu a partir de uma mãe de aluno da Rede Municipal, Juliana Golinelli Beneto Barbosa, que entrou em contato com a pasta para sugerir o evento. A partir desse momento, a Equipe da Secretaria entrou em contato com as profissionais para dar início à organização.

O evento foi planejado com muito cuidado e carinho, e o excelente resultado comprovou como é importante a relação entre escola e família, que quando ambas instituições trabalham juntas os benefícios para as crianças são imensos.

A palestrante utilizou-se de uma linguagem muito clara, mesmo ao abordar aspectos técnicos e científicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). E junto a isso, trouxe situações do cotidiano vivenciadas por pais e comunidade escolar, apontando estratégias práticas de como é possível lidar com os comportamentos-problemas apresentados muitas vezes pelos autistas e assim colaborar para a qualidade de vida e aprendizado destas crianças.

Para a secretária Municipal de Educação e Cultura, Andréia Dias Barbosa, o sucesso do evento se deve à precisão com que a psicóloga realizou sua fala, buscando se aproximar dos acontecimentos vividos por pais e professores. Agradeceu ainda a iniciativa da mãe que trouxe a proposta para a secretaria, afirmando que a pasta é um espaço aberto e que todas as sugestões são muito bem-vindas.

A coordenadora de Projetos e Programas Especiais da Secretaria de Educação, que realizou a mediação para que o evento ocorresse, salientou ainda que a secretaria e a gestão municipal tem se preocupado muito em preparar e apoiar os professores e pais para que tenham segurança e conhecimento para desenvolver uma relação de afeto, estímulo e ensino-aprendizagem com nossos alunos com TEA.

“Já temos nova palestra agendada para maio com a FTD e, com certeza, pretendemos dar continuidade aos trabalhos iniciados com as profissionais Paula e Fernanda, já que a aceitação dos participantes foi tão evidente”.