Apagão deixa cerca de 5 mil unidades consumidoras sem energia

O consultor de relacionamento da Companhia CPFL Santa Cruz, Luiz Henrique Cocchi, esteve junto ao prefeito João Carlos Bonato, na manhã desta segunda-feira (6) esclarecendo a força-tarefa da empresa em restabelecer energia para cerca de 5 mil unidades consumidoras em virtude da forte chuva que atingiu Ribeirão Claro na noite de sexta-feira (3).

Possivelmente houve uma descarga atmosférica às 19h22 afetando os equipamentos e deixou boa parte da cidade sem energia elétrica.

Equipes de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Piraju e Jacarezinho se deslocaram até Ribeirão Claro para auxiliar a equipe local nas manobras para o restabelecimento. A CPFL providenciou inclusive, a vinda de uma carreta móvel que tem grande capacidade de fornecimento de energia, caso houvesse necessidade.

Em média, os serviços foram restabelecidos em 2 horas, mas algumas unidades chegaram a ficar até 4h30 sem luz. Além disso, o mau tempo também afetou as linhas de celular, dificultando até mesmo a notificação de falta de energia em alguns pontos.

Cocchi destaca que a prioridade era a manutenção da energia na Santa Casa de Misericórdia, mas não foi necessária nenhuma manobra porque a unidade hospitalar dispunha de gerador. “As equipes trabalharam a madrugada toda até 6h30min da manhã. Inclusive entramos em contato com o prefeito no sábado para explicar a situação”, disse Cocchi.

A CPFL Santa Cruz vem investindo constantemente na substituição da rede antiga por rede compacta atual, pois possuem um melhor convívio com a arborização urbana. “Na rede antiga sofríamos com frequência com curtos no circuito e a modernização tem por objetivo evitar esse tipo de desligamento. Estamos investindo também em religadores automáticos para o restabelecimento de energia em no máximo três minutos. E em parceria com a prefeitura, fazemos a frequente poda das árvores para impedir de ocasionar choque elétrico”, explica o consultor.