Regional de Saúde promove capacitação no Programa Vigiagua

A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho promoveu uma oficina de capacitação de referências técnicas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) com os cinco municípios de sua abrangência. Além de Ribeirão Claro participaram os municípios de Jacarezinho, Cambará, Jundiaí do Sul e Carlópolis.

Conforme o gestor do Vigiagua de Ribeirão Claro, Marco Antônio Beltramo, que também atua na Vigilância Sanitária foram abordados os aspectos gerais das portarias do Ministério da Saúde que tratam dos procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade, o Programa Vigiagua - com informações técnicas sobre coleta de amostras, funcionalidades do Sisagua e análise de relatórios.

Marco Antônio que é responsável pelas coletas e abastecimento do sistema Vigiagua, destaca que a Vigilância Sanitária faz um monitoramento a cada 15 dias da qualidade da água na zona urbana e rural de Ribeirão Claro.

A qualidade da água da zona urbana sempre apontou marcadores dentro do padrão internacional de potabilidade. E já na zona rural, a orientação segue na preservação das nascentes, evitando animais próximos para minimizar contaminação e sujidades.

A capacitação foi promovida com atividades teóricas na Biblioteca Municipal e práticas no Tayaya Aqua Resort (que possui um Sistema de Abastecimento Coletivo (SAC) próprio) junto a técnica do Agualab, Ângela Aparecida Zacarias Tovani.

O prefeito, João Carlos Bonato e a vice-prefeita, Ana Maria Baggio Molini destacam que as capacitações são extrema importância para o aperfeiçoamento do conhecimento dos técnicos responsáveis pelo Vigiagua garantindo à população mais segurança no consumo da água disponibilizada pelas empresas de abastecimento.