43 3536.1300 / Fax: 43 3536.1222
prefeitura@ribeiraoclaro.pr.gov.br

Rua Cel. Emílio Gomes, 731 - Centro - RIBEIRAO CLARO - Paraná

Acesse o webmail
43 3536.1300 / Fax: 43 3536.1222
prefeitura@ribeiraoclaro.pr.gov.br
Rua Cel. Emílio Gomes, 731 - RIBEIRAO CLARO - Paraná

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Ribeirão Claro participa de encontro que discute propostas para melhorias no ambiente de negócios no Paraná

Quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Visualizada 82 vezes


Iniciou na última quarta-feira (12), o Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná, que reúne representantes dos 118 comitês municipais e 19 comitês territoriais do Paraná, além de representantes do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme). O evento termina hoje (13) e tem como objetivo discutir os resultados da “Carta Paraná” e os rumos dos pequenos negócios no Estado, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Os servidores Esdras Antônio e Henrique Mio representam a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços da prefeitura de Ribeirão Claro. A participação de Ribeirão Claro no encontro tem como objetivo conhecer as melhores metodologias e ideias aplicadas atualmente no estado para a melhoria de ambiente de negócios e aplicar no município.

O objetivo é fomentar a educação empreendedora, implementar foras de desburocratização, aprimorar as compras governamentais e crédito para micro e pequenas empresas. As ações fazem parte do plano de governo do prefeito Mario Augusto Pereira para apoio das empresas locais, além da geração de novos empregos e renda.

Em 2017, foi realizado o 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, do qual resultaram 350 propostas de ações para servir de suporte para a melhoria do ambiente de negócios no Estado. As ações foram reunidas na ‘Carta Paraná’, encaminhada ao Fórum Estadual no final do evento.

Durante o encontro serão apresentadas boas práticas e experiências de sucesso, além de estratégias para crescimento e fortalecimento do setor, que podem contribuir para o desenvolvimento da economia local, regional e estadual. “Entre os assuntos em pauta, estão previstos painéis com temas que interferem na competitividade, como inovação, crédito, compras, associativismo, empreendedorismo, educação empreendedora, simplificação e desburocratização”, informa o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, César Reinaldo Risette.

Além dos painéis, haverá duas palestras especiais. No dia 12, o professor universitário e doutor em Gestão de Negócios, Dante Quadros, falou sobre Liderança. Já no dia 13, será a vez de Bruno Quick, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, falar sobre Desenvolvimento Local.

Segundo dados do Sebrae, o segmento de micro e pequenas empresas representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB), e gera 54% dos empregos formais, totalizando 43,6% da massa salarial. São 12,2 milhões de pequenos negócios no Brasil representados por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. No Paraná, em torno de 1,5 milhão. A Carta do Paraná pode ser acessada no link www.fopeme.pr.gov.br/arquivos/File/cartadoparana.pdf.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta - Das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 - Atualizado: 12/11/2018 17:05:04
Rua Cel. Emílio Gomes, 731 - Centro - RIBEIRAO CLARO - Paraná
43 3536.1300 / Fax: 43 3536.1222
prefeitura@ribeiraoclaro.pr.gov.br